Iniciado há quatro anos no CESMA, o Café Litéro-Filosófico é um projeto interdisciplinar realizado com alunos do Ensino Médio, que envolve discussões de temas humanos a partir de diferentes obras e linguagens. Seu principal objetivo é abrir um espaço de diálogo livre entre os participantes.
Para a IVª edição os professores envolvidos no projeto elencaram algumas obras e o filme “A Incrível História da Ilha das Rosas” foi escolhido com unanimidade por ter uma mensagem positiva, que estimula a busca da felicidade, dos sonhos, da vida colaborativa e de crenças em um mundo melhor. Além disso, propicia o estímulo de pesquisa e alinhamento com fatos históricos, culturais e políticos pós-modernos.
A professora e coordenadora do Café Lítero-Filosófico, Sintia Piol, destacou o desempenho dos alunos e a importância dos nossos jovens serem ouvidos.
“Os alunos da nossa instituição brilham, apresentam criticidade e sabem o que desejam. A juventude precisa ser ouvida com mais frequência. O mundo seria menos complicado se o jovem tivesse mais espaço de fala. Nossos convidados realizaram algumas provocações e se encantaram com as reflexões trazidas pelos estudantes de nossa comunidade escolar. É um evento que sempre deixa muitas marcas em quem participa.”
Participaram desta edição os professores(as): Selma Sedraz (Língua Portuguesa / Redação), Cleiton (matemática / Física) e Adson (Biologia / Química).
Confira em nosso canal do Yotube o evento completo.
Convidados:
-Délia Boninsegna, Presidente da Associação Paulo Tonucci – APITO;
-Marco Revolti, Coordenador Financeiro da APITO);
-Claudia Opa, Doutoranda em Educação e Coordenadora do curso de Pedagogia da Famec, Professora de Artes e membro do Clube de Leitura Nísia Floresta;
-Raquel Sobrinho, Doutoranda em Educação, Professora da Famec, representante das Escolas Comunitárias de Camaçari, mãe e eterna parceira do Cesma.
Tauana Uchôa, cineasta, produtora, professora de Cinema e membro do Clube de Leitura Nísia Floresta.
Uma resposta
Momentos como este, idealizado pela professora Sintia e abraçado por todos os professores, de forma interdisciplinar, fomenta o debate , ampliando a visão de mundo dos alunos, da Escola Cesma. Onde a produção intelectual é fomentada também em momentos como estes… Na certeza que são as vivências, dentro e fora dos espaços escolares, que integra e complementa os objetivos de aprendizagens descritos em cada disciplina do currículo. Parabenizo a todos que fazem a Escola Cesma, por ações educativas como esta, Café Filosófico que a cada ano “agigantasse”. Agradeço o convite da querida professora Sintia, e demais colaboradores desta estimada Escola. Parabéns Gestores! Parabéns Coordenadores! Parabéns professores! Parabéns alunos/as, vocês fazem/farão a diferença (fiquei encantada com cada fala… Estão guardadas em minhas memórias, estou feliz D+ com o desenvolvimento/desenvoltura, parabéns!).
Juntos, somos mais fortes!
Com carinho,
Professora Raquel Sobrinho.